Perante esta geração de alunos do século XXI, apelidados de estudantes digitais, a manipulação dos artefactos digitais e o contacto com a realidade tecnológica reveste-se de um cariz imediato, intuitivo, inato, tal como verificámos na caracterização do nativo e do imigrante digital apresentada por Mark Prensky. Face à proliferação dos media digitais, assistimos a uma nova realidade de trabalho e de aprendizagem. O estudante deixou de ser um elemento isolado, passando a ser um elemento de uma rede, interagindo virtualmente com os seus pares, com o intuito de pertencer a um determinado grupo/ comunidade, contribuindo para a sua validação, formação da sua personalidade e incremento da sua auto-estima, definindo desta forma a construção da sua identidade individual e de grupo.
No que diz respeito à avaliação da unidade curricular e de forma a destacar as experiências positivas, evidencio dois pontos:
a) O trabalho de grupo - o sucesso da execução das diferentes actividades deveu-se ao bom entendimento, ao respeito pelos prazos estipulados e ao cumprimento das responsabilidades individuais por parte de todos os intervenientes;
b) A qualidade dos trabalhos e comentários partilhados no fórum, pelos restantes mestrandos, potenciando uma melhor compreensão, enriquecendo a abordagem e compreensão das diferentes actividades.
Como aspecto menos positivo desta unidade curricular, imputado à minha pessoa, apenas tenho a referir a negociação do contrato de aprendizagem. Partilho com alguns colegas a opinião que o peso dado na avaliação das actividades deveria ser superior. Caso a negociação do contrato de aprendizagem ocorresse hoje, proporia retirar o peso atribuído ao e-portefólio aumentando assim a valorização das anteriores actividades numa relação de 85% para as actividades e 15% para o e-portefólio.
Este percurso de aprendizagem colaborativo revelou-se enriquecedor, contribuindo para, enquanto agentes educativos, compreender como comunicam, como socializam e de que forma aprendem os adolescentes/ os nossos alunos.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário